Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Detran moderniza sistema de vídeo-monitoramento de provas práticas

Detran moderniza sistema de vídeo-monitoramento de provas práticas

Foto 3 -

O sistema de vídeo-monitoramento instalado no pátio de provas práticas de direção do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em São Luís, passa a ter câmeras de alta definição. O serviço possibilitará maior segurança e confiabilidade nos testes finais para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O sistema anterior, equipado com câmeras de baixa resolução, foi substituído integralmente por equipamentos de melhor qualidade, que irão facilitar o julgamento de recursos de candidatos reprovados nos exames.

A área de provas práticas, anexa ao prédio-sede do Detran-MA, na Vila Palmeira, passou a ser monitorada 24 horas por oito câmeras, sendo cinco de resolução 1.280 x 720 pixels em HD, que facilitam um foco com melhor visibilidade.

foto1

As outras três câmeras, específicas para o exame de baliza, são de resolução 1.920 x 1.080 pixels em Full HD. Antes, o monitoramento eletrônico era feito com sete câmeras, todas de resolução 600 linhas/VGA, consideradas inadequadas para esse tipo de serviço.

O controlador do Detran-MA, Paulo Ramos, explicou que a qualidade das imagens geradas pelas câmeras anteriormente era muito ruim, o que comprometia a análise pericial dos exames de candidatos reprovados, que requisitavam as imagens da prova de baliza.

“Foi solicitado que a empresa responsável pelo monitoramento se adequasse às exigências do contrato e, sem quaisquer novos gastos para o Detran-MA, as câmeras em resolução VGA foram substituídas por câmeras fullHD. Agora, é possível fazer a perícia das imagens com segurança”, afirmou o gestor do Detran/MA.

foto2

As imagens capturadas durante os exames de prova prática de direção são gravadas e podem ser acessadas por candidatos que se sintam prejudicados após reprovação nos testes. É necessário entrar com processo na Ouvidoria do órgão, detalhando horário, data e descrição de como o candidato estava trajado no dia prova (cor da roupa, por exemplo). Os examinadores também contam com o recurso das imagens para comprovar o motivo de reprovação dos candidatos.

Ao todo, a sede do Detran-MA, em São Luís, é monitorada eletronicamente por 161 câmeras, espalhadas por todo o prédio e funcionam 24 horas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top