Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Renault mantém liderança no segmento de veículos utilitários leves

Renault mantém liderança no segmento de veículos utilitários leves

20150930085819899332e

Grupo Renault teve excelentes resultados em 2015 no mercado de veículos utilitários leves (VUL), com crescimento de 12,4% e 3,76% de participação de mercado mundial.

Resultado confirma a transição do Grupo, passando de líder regional em VUL ao patamar de grande player mundial.

Renault teve crescimento de 16,9% na Europa, em um mercado em progressão de 11,4%, representando um ganho de 0,71 ponto e atingindo 15% de participação de mercado, uma progressão equivalente a 29.000 unidades.

Pelo 18º ano consecutivo, a marca Renault é líder em veículos utilitários leves na Europa.

De líder regional a grande player mundial

Mais uma vez o Grupo Renault apresenta uma performance extraordinária no mercado global de veículos utilitários leves, com 387.000 unidades entregues. Os volumes do Grupo Renault estão em aumento de 12,4%, enquanto que o mercado global (com exceção da América do Norte) está em queda de 6,3%.

A participação de mercado global do Grupo Renault no segmento de veículos utilitários leves atingiu 3,76%, com um ganho de 0,63 ponto em comparação com 2014.

Em 2015, 92.400 veículos foram vendidos fora da Europa. Este resultado foi obtido mesmo com a queda de vários grandes mercados, como Brasil ou Argélia. O Grupo Renault avançou em todas as regiões, com exceção da AMI (África, Oriente Médio e Índia), onde as vendas foram impactadas pela retração no mercado argelino.

O Grupo Renault comercializa sua gama de VUL em 112 países, e seus modelos estão entre os três mais vendidos em vários mercados.

AMI (África / Oriente Médio / Índia): A Renault é líder no Norte da África desde 2010, com 15,7% de participação de mercado. Kangoo, Master e Dokker são líderes na Argélia e no Marrocos.

América Latina: ARenault está entre as 3 principais marcas na América do Sul desde 2008, graças aos modelos Kangoo e Master. A participação de mercado alcançou 3,9%, em alta de +0,57 ponto, apesar de condições de mercado difíceis no Brasil e na Argentina.

A picape Duster Oroch, a primeira produzida pela Renault com capacidade para meia tonelada, foi lançada em novembro no Brasil, onde já recebeu o prêmio de “picape do ano” duas vezes. Este novo produto vai contribuir para a progressão das vendas em 2016.

Ásia / Pacífico: Um novo recorde de vendas foi conquistado na região nos 15 últimos anos, graças à performance da Renault na Austrália, onde os volumes de vendas de VUL avançaram mais de 10%. O Kangoo é o segundo modelo mais vendido, seguido pelo Master, que ocupa a terceira posição.

Eurásia: A participação de mercado aumentou 1,71 ponto e atingindo 8% na região, graças a nosso principal mercado, a Turquia, onde as vendas da Renault avançaram  80%.

Case de sucesso há 18 anos na Europa

A Renault é líder no segmento de veículos utilitários leves na Europa pelo 18º ano consecutivo segundo a ACEA (Associação Europeia de Montadoras de Automóveis), resultado das boas performances do Kangoo, Master e Novo Trafic, que recebeu vários prêmios desde o lançamento.

Em um mercado europeu em progressão de 11,4%, a posição da Renault avançou em todos os principais países, como Alemanha, Itália, Espanha e, principalmente, no Reino Unido (+1,2 ponto, registrando a melhor performance neste mercado).

Na França, a participação de mercado da Renault cresceu 1,2 ponto, que agora tem 32,85%, o melhor resultado da marca desde 2006. Kangoo, Trafic e Master ocupam os primeiros lugares em seus respectivos segmentos.

Expertise em veículos utilitários leves

A Renault tem uma grande expertise em veículos utilitários. Na cidade francesa de Villiers-Saint-Frédéric, as equipes de engenharia contam com instalações dedicadas ao desenvolvimento de Veículos Utilitários, incluindo projeto e concepção de produtos, protótipos, cálculos, realização de maquetes, testes e validações. Os modelos Kangoo, Trafic e Master foram desenvolvidos com sucesso neste centro, onde os engenheiros podem acompanhar projetos tanto nas fábricas de produção da França como em outros países.

Hoje, a excelência e o know-how das fábricas da Renault são reconhecidos por outras marcas de VUL, tendo sido assinadas parcerias com a GM, Daimler, Renault Trucks e, mais recentemente, com a Fiat – sem contar a Nissan, que é parceira da Renault por meio da Aliança.

Já as plantas de produção estão distribuídas em três continentes:

América do Sul: a Renault produz o Kangoo na Argentina e o Master no Brasil.

África: o Grupo Renault produz o Dokker em sua mais nova fábrica na cidade de Tânger (Marrocos), onde a produção cresceu 28%, chegando a mais de 71.000 veículos.

França: as três fábricas francesas têm registrado recordes de produção:

Batilly: 126.575 furgões foram produzidos, incluindo modelos montados para empresas parceiras (batendo o recorde de 2006, quando foram produzidas 112.142 unidades). Um furgão Master sai da linha de produção a cada dois minutos.

Sandouville: 93.000 unidades foram produzidas, incluindo o Novo Trafic e veículos montados para a GM. Baseado na plataforma do Trafic, um novo modelo será produzido a partir de meados de 2016 para a Fiat.

Maubeuge: 151.000 unidades do Renault Kangoo e do Mercedes Citan foram produzidas, registrando alta de 9% em relação a 2014.

Através da bandeira Renault Pro+, o Grupo Renault oferece serviços especializados, dedicados aos compradores e usuários de veículos utilitários em todo o mundo. Ao oferecer produtos e serviços sob medida em uma rede especializada, a marca Renault Pro+ vai transformar a experiência dos clientes antes, durante e depois da compra. A marca especializada Renault Pro+ representa a promessa da Renault junto aos seus clientes, bem como suas ambições no mercado mundial de veículos utilitários.

“Estamos confiantes no futuro, tendo em vista nossos bons resultados em todo o mundo, com 12,4% de crescimento. Também temos orgulho de confirmar nossa posição de líder na Europa pelo 18º ano consecutivo. O ano de 2015 foi ainda mais especial, com o lançamento da nossa marca especializada Renault Pro+. Esta nova marca representa nossa vontade de oferecer uma gama de produtos e serviços adaptados a todas as necessidades de nossos clientes!”, comentou Ashwani Gupta, diretor da Divisão de Veículos Utilitários.

ACEA (Associação Europeia das Montadoras de Veículos)

Países considerados na definição da ACEA:

EU15: estados-membros antes da ampliação de 2004: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido e Suécia.

EU11: estados-membros que integraram a União Europeia a partir de 2004: Bulgária, Croácia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Eslováquia, Eslovênia.

Dados de Chipre e Malta não disponíveis.

EU: EU15 + EU11

 

EFTA: Islândia, Noruega, Suíça.

Europa ampliada: EU + EFTA

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top