Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Perfil do novo diretor do Grupo Saga em São Luís

Perfil do novo diretor do Grupo Saga em São Luís

rafael

Rafael Corrêa de Castro Costa, de 36 anos, é o nome do novo diretor do Grupo Saga em São Luís, ele é de Brasília, mas tem orgulho de dizer que o Costa do seu nome vem do seu avô, maranhense de São Luís, que foi embora cedo, mas Rafael ainda tem duas tias que moram na capital.

Rafa como ele mesmo fala, é uma pessoa simples, sem problemas de acesso para conversar com ele, trabalha com a porta aberta, mas dificilmente você vai encontra-lo na sala. O negócio dele é o salão, no show room das lojas, onde tem contato direto com os vendedores e os clientes.

Rafael fala com orgulho que iniciou no Grupo Saga em 2001como estagiário, ou seja, como se fala no meio, veio do chão da fábrica. Em dois anos de estágio passou por várias áreas do grupo, como a administrativa e depois a comercial.

Ele conta que foi na área comercial que descobriu o seu verdadeiro caminho que deveria seguir. Em 2003, mesmo sem experiência, mas como muita vontade, assumiu o cargo de coordenador comercial, e já se passaram 13 anos cuidando deste setor.

Quando iniciou o Grupo Saga só tinham 3 concessionárias e hoje são mais de 60 concessionárias pelo Brasil de novos e mais de 20 de seminovos.

Em Goiânia a Saga já era líder de mercado e com muita agressividade para conquistar ainda mais espaço, porém o mesmo não acontecia em Brasília, que ficava em quinto lugar em relação aos outros grupos.

Rafael chegou para modificar esse cenário e iniciar de fato sua história de profissional de sucesso da Saga e porque não dizer, no mercado automotivo brasileiro. Os 3 primeiros anos foram de muita luta, entre 2003 e 2006, porém no final deram bons frutos.

Como ele mesmo disse: “tivemos que implodir o negócio de Brasília, para começar do zero”.

Na época ninguém divulgava em televisão e o forte era jornal, foi dele a ideia de começar a investir nas promoções na mídia TV, com inovações, produtos diferenciados no mercado, por exemplo, tinha um carro Gol em todas as concessionárias, mas na loja da Saga, o Gol era o Yor, um carro mais esportivo. Ele passou a vender Gol como todas as lojas, porém sua estratégia inovadora fez o Gol da Saga ser muito mais procurado e vender mais.

É inegável que a loja que deixou Rafael mais feliz foi a Saga Volkswagen de Brasília, no período de 2003 a 2008, onde eles foram a maior concessionária da marca no Brasil, e preste atenção, com um único ponto de venda e vendiam 1 mil carros por mês aproximadamente.

O seu sucesso deu condições para que o Grupo comprasse a Estação Fiat de Brasília e claro, foi ele quem começou do zero, com perdão do trocadilho, o projeto Fiat de carros zeros para Saga.

Mais uma vez, com base nas suas realizações, foi ele o enviado para  iniciar aqui em São Luís a concessionária Estação Fiat, em 2013 e a quinta da bandeira. Ele montou tudo aqui, de um estagiário até o topo da hierarquia foram escolhidos, contratados e treinados por ele.

Para ele o bom profissional é aquele comprometido, dedicado, ético e isso é muito valorizado na empresa. Agir com transparência é fundamental, um bom atendimento e acima de tudo amar o que faz.

Durante nossa conversa Rafael faz uma declaração: “é um apaixonado pelo Grupo Saga”, começou de baixo, é diretor hoje, mas tem a visão de dono, como se fosse a minha loja, a minha empresa” completa.

Rafael é grato e quando pergunto sobre um vendedor importante ele diz que graça a dedicação de todos os antigos profissionais que já trabalharam com ele foram importantes para crescimento inicial da Saga.

Hoje em São Luís tem a Estação Fiat, Saga Renault , Jeep e seminovos, que apesar da crise, conseguiram virar o ano de 2015 com sucesso, porém o Grupo quer continuar crescendo e para isso, Rafael mais uma vez foi convocado para fazer esse crescimento.

Muita gente aqui no Maranhão não sabe e isso, será um grande objetivo deste executivo vencedor, que é de mostrar ao povo que aqui tem um grande grupo e que é um dos maiores do Brasil.

Rafael mostra o seu estilo agressivo ao falar que veio aqui para fazer as lojas crescerem ainda mais e acima de tudo, buscar novos negócios e isso quer dizer, que novas marcar poderão se juntar as outras que já existem no Brasil da Saga. Mais empresas e mais geração de empregos diretos e indiretos e ele acredita no mercado e no povo maranhense. Um estado em crescimento.

Ele credita o sucesso do Grupo a estratégia de diversificação e se orgulha em dizer que hoje é possível falar qual a marca eles não têm e que no máximo seriam 5 que ainda não fazem parte da empresa.

Rafael é uma pessoa extremamente tranquila, pode estar pegando fogo, no sentido figurado da expressão, mas sua calma passa segurança para seus comandados.

Agora que ninguém se iluda, ele ensina, dá condições, forma um time, mas claro, cobra resultados, pois sem isso, perderia o sentido de tê-lo como um diretor e um profissional vencedor.

Ele é bem objetivo em falar que os carros estão muito iguais em tecnologia e o que diferencia hoje, são os lançamentos, como o Toro que já está na loja para ser apresentado ao público, o Mobi que deve girar na faixa de R$ 30 mil reais e  o diferencial Grupo Saga.

É um profissional que olha para trás como referência para hoje e vive o agora, quando o mercado de veículos aponta para uma queda em 2016, ele não usa isso como base. Rafael sabe do potencial da Jeep, Saga Renault, Estação Fiat e Seminovos que têm aqui em São Luís e agirá estrategicamente para conseguir os resultados.

Agressividade, transparência, boas avaliações dos seminovos, atendimento diferenciado, entregar o que foi prometido e inovação. Ele arrisca em dizer que os carros da Estação Fiat  e os da Saga Renault, serão diferentes dos concorrentes.

Para encerrar ele fala com carinho do dono do Grupo Saga, seu Antônio Maia, Toninho, com 42 anos de mercado, mais de 80 anos de idade, que é uma pessoa simples, de faço acesso, que tem o respeito do mercado, dos seus colabores e que implantou desde cedo a filosofia da autonomia para seus diretores. Seu Toninho  passou a lição da simplicidade, escutar as pessoas, de estar perto de todos e em especial dos clientes. É desta simplicidade que nasceu o slogan do da empresa: “Casa de Amigos”.

Quem não conhece ainda Rafael está conhecendo ele um pouco agora e quem  já o conhece, sabe que o novo período das lojas em São Luís serão de muitas realizações, mas se você não conhece e deseja conhece-lo, é fácil, basta procura-lo num dos salões das 4 lojas que você irá encontra-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre admin

Um comentário

  1. Carla Cristiane Meira de Aquino

    Trabalhar com Rafa foi uma experiência única. Rafa é gente da gente, feliz é a equipe que o tem como gestor.
    Parabéns ao grupo Saga.

    Deus continue te abençoando Rafa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top