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Preview Pirelli Grande Prêmio de Cingapura

cingapura

Foto / Divulgação

 

Milão – Na única corrida genuinamente noturna do calendário, disputada nas deslumbrantes ruas de Cingapura, o pneu Pirelli P Zero Roxo ultramacio retorna pela primeira vez desde o GP da Áustria, ao lado do supermacio e do macio. Os três pneus mais macios da gama P Zero foram selecionados para atender às demandas singulares do circuito de rua de Marina Bay. Trata-se de uma longa volta, com temperaturas de pista flutuantes e uma corrida fisicamente exigente tanto para os pilotos como para os carros. As barreiras de proteção ficam muito próximas à lateral da pista. Dessa forma, nenhum erro fica impune durante essa maratona de duas horas, que acontece com muita umidade.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

  • Cingapura tem o maior número de curvas (23) entre todos os circuitos da temporada, mas conta com a segunda volta mais lenta, perdendo apenas para Mônaco. Isso gera muitas demandas para os pneus em termos de manobras em curvas, frenagens e tração.
  • A superfície é tipicamente irregular, com itens de mobiliário urbano como linhas pintadas e bueiros.
  • Como a corrida é disputada durante a noite, a temperatura da pista não evolui como usualmente acontece em grandes prêmios diurnos.
  • No entanto, a temperatura ambiente permanece alta, o que significa que os pilotos devem administrar a degradação.
  • Uma corrida longa, com alta probabilidade de entrada do safety car abre muitas oportunidades de estratégias de pneus.
  • A baixa pressão aerodinâmica faz com que toda a aderência mecânica venha dos pneus.  O esquerdo traseiro é o mais exigido.
  • O tempo de pit stop é longo devido ao limite de velocidade mais baixo e ao longo pit lane, um fator crucial a ser levado em consideração.

OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS:

  • Amarelo macio: a opção mais dura do fim de semana, capaz de fazer longos stints em Marina Bay.
  • Vermelho supermacio: um composto versátil, que provou ser um elemento crucial na corrida do ano passado.
  • Roxo ultramacio: desenvolvido para oferecer uma considerável vantagem, deve ser usado no treino classificatório.

COMO FOI NO ANO PASSADO:

  • Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu com uma estratégia de dois pit stops, começando com o supermacio, mudando novamente para supermacio na volta 13 e então para o macio na volta 37. Houve duas entradas de safety car.
  • Melhor estratégia alternativa: Max Verstappen, então com a Toro Rosso, fez uma estratégia alternativa de duas paradas (supermacio-macio-supermacio), terminando em oitavo após ter tido problemas na largada.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Cingapura é provavelmente o circuito mais espetacular que visitamos em toda a temporada. Este ano, esperamos torná-lo ainda mais especial, com a chegada do veloz composto ultramacio, que vai maximizar a velocidade e a aderência na pista de Marina Bay. Essa é uma das corridas mais imprevisíveis do ano. É a única pista que teve entrada de safety car em 100% das provas disputadas. Assim, todas as complexas variáveis inevitavelmente oferecem oportunidades para as equipes fazerem algo criativo com suas estratégias. Em termos de competição, devemos ter uma das corridas mais disputadas do ano.”

O QUE É NOVO?

  • Após algumas pequenas mudanças no circuito em 2015, não há grandes alterações este ano.
  • O programa de testes de pneus para 2017 continuou na semana passada, com a Ferrari e a Mercedes.

OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE:

  • A Ferrari foi a mais agressiva na escolha de pneus, com alocação máxima de ultramacio.
  • A Pirelli venceu recentemente o FIA European Hillclimb Championship (competição mais antiga da FIA que ainda é disputada), com o italiano Simone Faggioli igualando o recorde com seu nono título.
  • A penúltima rodada do Campeonato Europeu de Rally acontece em Latvia no mesmo fim de semana de Cingapura, com fortes possibilidades de a Pirelli conquistar mais um título.

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO:

Roxo Vermelho Amarelo Branco Laranja
Austrália Supermacio Macio Médio
Bahrain Supermacio Macio Médio
China Supermacio Macio Médio
Rússia Supermacio Macio Médio
Espanha Macio Médio Duro
Mônaco Ultramacio Supermacio Macio
Canadá Ultramacio Supermacio Macio
Azerbaijão Supermacio Macio Médio
Áustria Ultramacio Supermacio Macio
Inglaterra                      Macio Médio Duro
Hungria   Supermacio Macio Médio        
Alemanha   Supermacio Macio Médio  
Bélgica Supermacio Macio Médio  
Itália Supermacio Macio Médio  
Cingapura Ultramacio Supermacio Macio
Malásia                      Macio Médio Duro
Japão Ultramacio Macio Médio Duro       
Estados Unidos Supermacio Macio Médio  
México Supermacio Macio Médio  
Brasil     Macio Médio Duro       
Abu Dhabi Ultramacio Supermacio Macio  

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