Você está aqui: Capa / Todo Conceito / O Aprendizado pelo lúdico, visitas guiadas e recursos pedagógicos criativos são foco de encerramento de projetos escolares

O Aprendizado pelo lúdico, visitas guiadas e recursos pedagógicos criativos são foco de encerramento de projetos escolares

30 de novembro

Incentivar crianças a conhecerem sua cidade por meio da cultura, turismo e história, assim como terem respeito às diferenças, indo além da sala de aula, utilizando recursos pedagógicos da música, arte, são alguns dos meios que permitem o maior aprendizado do público infantil, segundo Mara Mendonça, professora de Ensino Fundamental.

Em São Luís do Maranhão, ainda na escola, há alunos que aprendem muito sobre a história da sua terra, passando pelas lendas, tradições, culinária, cultura, arquitetura e outros aspectos.

A retratação das lendas antigas, culinária, músicas e ritmos, personagens ilustres da capital maranhense e o carnaval de rua foram representados pelos alunos em evento de encerramento de projetos que trabalharam estes aspectos ao longo de todo o ano e teve, como público, os pais e responsáveis das crianças. “Eu acho muito importante esse projeto na vida do meu filho, pois desde cedo ele começa a conhecer e valorizar o que é peculiar da terra dele”, garante Rita Lima, mãe do estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, João Rodrigues.

Viva a Diferença

Para destacar o respeito às diferenças, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental recitaram poesias, com mensagens de combate ao preconceito vivido por idosos, afrodescendentes e pessoas com necessidades especiais e cantaram e dançaram a música “Normal é ser Diferente”. “O principal objetivo deste outro projeto é conscientizar as crianças de que as diferenças existem, mas elas devem ser respeitadas”, explica a professora Márcia Sousa.

Ciranda da Leitura

Em clima natalino e fechando o ciclo do projeto “Ciranda da Leitura”, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, do colégio Santa Teresa, cantaram músicas natalinas, em inglês, encantando pais e professores que prestigiaram a culminância do trabalho.

A iniciativa – resultado de uma ação interdisciplinar – visa incentivar o hábito da leitura pelos pequenos estudantes por meio de atividades diferenciadas utilizando também livros, com recursos informativos, proporcionando o conhecimento e a prática da pesquisa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top