Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Hospital Carlos Macieira entrega Centro de Estudo para profissionais da residência médica

Hospital Carlos Macieira entrega Centro de Estudo para profissionais da residência médica

20 de dezembro

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) avançou no processo de credenciamento da unidade como hospital de ensino com a entrega nesta terça-feira (19) do seu Centro de Estudos. O ambiente, que funcionará durante o dia, foi equipado com cinco computadores e biblioteca doados pela Universidade Ceuma e é voltado, principalmente, para o programa de residência médica da unidade.

“A entrega preenche mais um requisito para a verificação do HCM como hospital de ensino. A Secretaria de Estado da Saúde sempre tem como prioridade, além da assistência em saúde à população, a ampliação das unidades de ensino. Isso é fundamental para qualificar os médicos e a saúde do estado”, destacou a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos da SES, Lídia Cunha Schramm, que representou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para o diretor técnico do HCM, o Centro de Estudos representa um grande avanço no acesso dos acadêmicos a dados de pesquisa e estudo, pois não precisarão se deslocar para outros ambientes. “Uma das exigências do MEC para uma unidade se tornar hospital de ensino é o centro de estudos. Assim como entregamos agora o centro, já estamos nos estruturando com a formação de comissões para pleitear o credenciamento”, informou.

Na ocasião, o coordenador geral do curso de Medicina da Universidade Ceuma, Ivan Figueiredo, entregou o termo de doação dos computadores e referencias bibliográficas ao HCM. “Sempre temos convênios com nossos cenários de prática. Uma das preocupações do padrão Ceuma é zelar pela qualidade da formação. Com o Centro de Estudos, os residentes, internos e estagiários terão acesso mais ágil à informação”, comentou.

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), no Maranhão, também doou títulos para a biblioteca do Centro de Estudos, que ficará sobre a responsabilidade da Comissão de Residência Médica do HCM.

Ensino e pesquisa

Um hospital de ensino, segundo o Ministério da Saúde, é um espaço de referência da atenção à saúde para alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico. Assim como a entrega do Centro de Estudos, formação de comissões e outros requisitos já foram implantados ou estão em fase de implantação. O pedido de certificação no Ministério da Educação (MEC) deve ocorrer em 2018.

Atualmente, o HCM possui programa de residência médica em clínica médica, cirurgia geral, urologia e dermatologia – esta última é primeira do Maranhão na área. No final do mês, a será divulgada a lista definitiva dos aprovados para a turma de residência que terá início em março de 2018.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top