Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Você sabe o que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

Você sabe o que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

05 de março

É popularmente conhecido como TOC e segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram deste transtorno. A forma como ele se manifesta é através de obsessões e compulsões.

Muitos filmes como Melhor Impossível, com Jack Nicholson, mostram de forma bem didática os sintomas. Numa cena, o personagem abre o armário do banheiro e dentro dele está cheio de sabonetes bem organizados. Ele pega um e lava as mãos obsessivamente , como se ele estivesse com elas bem sujas, em seguida joga fora o sabonete que foi usado apenas uma vez.

Num outro filme, O Aviador, com Leonardo DiCaprio, tem uma cena que para quem não conhece sobre o assunto, chega ser engraçada. Ele entra no banheiro, também para lavar as mãos obsessivamente, e depois usa o papel toalha para enxugar. O problema é que o papel acaba e a porta do banheiro está fechada. Como ele tem mania de limpeza, pois acha que pode pegar alguma doença contagiosa, não consegue colocar a mão na maçaneta para abrir e sair do banheiro. O personagem fica alguns minutos esperando alguém entrar, para conseguir sair.

Existem situações que a pessoa para dormir precisa fazer um ritual de fechar a porta várias vezes, pois só assim ela se sentirá segura em deitar, acha que sem fazer isso a casa será invadida. No mundo de hoje, tão violento, até é necessário fechar bem as portas, o problema é que a pessoa que tem TOC, chega á ir mais de 15 vezes fazer seu ritual de checagem, todos os dias.

Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo é um prisioneiro dos pensamentos repetitivos e só consegue ter “paz”, quando termina a sequência de compulsões, pois caso não façam os rituais, algo terrível poderá acontecer.

Como nos dois casos dos filmes que citei, os rituais aconteceram na área da limpeza, mas também é muito comum a conferência, contagem, organização, simetria e colecionismo, por parte dos obsessivos.

Já viu que tem pessoas que tem tudo organizado, de forma simétrica, em filas, ou do maior para o menor, roupas divididas por cores, gavetas extremamente organizadas? Chega até dar inveja de tanta organização! E quando alguém tira alguma peça do lugar? Ela fica desesperada e faz aquele “barraco”.

Aí você pode perguntar: “pessoas organizadas têm TOC”? Claro que não! algumas pessoas podem manifestar rituais compulsivos e não ter o transtorno. O problema passa a ser algo patológico quando ela perde muito tempo, muitas vezes horas, nessa tal “organização”.

Não vai, a partir de agora, ficar apontando todo mundo que tem o hábito de arrumar, por exemplo, todo dia a bolsa antes de sair para trabalhar, dizendo que ela tem TOC.

Na verdade, diagnosticar alguém que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo, não é algo fácil nem para os profissionais, imagina para um leigo.

O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos, que levam à realização de um ritual compulsivo para diminuir a ansiedade que toma conta da pessoa, mas às vezes nem apresenta um ritual, só os pensamentos. A boa noticia é que tem tratamento.

Este texto é um pequeno esclarecimento sobre o tema e não tem como objetivo diagnosticar ninguém. Caso você tenha interesse pelo assunto, busque mais informações.

Procure ajuda! Um bom psiquiatra ou psicólogo, por exemplo, podem ajudar.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top