Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Em livro, ex-árbitro relata um pouco da vida dos colegas de profissão

Em livro, ex-árbitro relata um pouco da vida dos colegas de profissão

25 de junho de 2018

O ex-árbitro Daniel Destro aproveitou a Copa do Mundo para lançar o livro que trata da posição mais discutida dentro de um campo de futebol. Em tempos de auxílio de vídeo para minimizar os erros da arbitragem, ele se arriscou a listar 50 juizes que figuram entre os grandes árbitros do futebol brasileiro.

Com o prefácio de Milton Neves e a contracapa de Arnaldo Cezar Coelho, “Grandes árbitros do futebol brasileiro”, relaciona nomes conhecidos, outros já esquecidos, mas todos resultam de uma pesquisa feita por quem não se imaginava como figura central de uma partida, a não ser como possível craque: “Nunca pensei em ser árbitro de futebol. Na verdade, acho que ninguém para um dia e pensa: “Quero ser árbitro”. As crianças crescem sonhando em ser jogador e se tornar um craque da seleção. É o estímulo que recebem desde o berço, então, acaba sendo algo comum, natural. Mas, e quanto a ser árbitro? Xingado, achincalhado, odiado e apontado como o grande culpado, mesmo sem ter tido toda essa responsabilidade. Portanto, o que leva uma pessoa a escolher e trilhar esse caminho?”

No caso de Destro foi sem querer. Um amigo o incentivou a fazer o curso na Federação Paulista de Futebol por ver nele o perfil ideal. Em 2004, aos 24 anos, se inscreveu e estreou no dia do aniversário da mãe. “Foram dois jogos. No primeiro, fui o árbitro assistente. Saiu um quebra-pau e sobrou até tapa na cara do juiz. Mesmo assim, não me intimidei e apitei o outro jogo. No intervalo, expulsei um jogador reclamão que me xingou. Foi o primeiro chute na canela que levei. Mesmo assim, me apaixonei pela arbitragem. Aquela adrenalina mexeu comigo. Era algo diferente de tudo o que eu já havia vivido no futebol.

A ideia do livro é tentar desmistificar o papel do árbitro e humanizar a figura, mas, principalmente, para passar ao público em geral e aos próprios árbitros quais são as origens da sua existência, além de contar como o futebol foi modificado ao longo do tempo como esporte, até se tornar a prática que é hoje, seguindo a mesma filosofia e os princípios fundamentais, seja no modo como é jogado na Copa do Mundo ou mesmo nos terrões da várzea.

“O foco foi a evolução do futebol pelo olhar da arbitragem e os grandes personagens da história brasileira. Busquei aqui contar como as regras do jogo evoluíram, desde aquelas que influenciaram a criação da Football Association, em 1863, passando pelas principais alterações ao longo do tempo, até a mudança mais recente, com a aprovação do uso da tecnologia de vídeo para o mundial. Além disso, conto um pouco da história do IFAB e da FIFA, as entidades internacionais mais importantes do futebol. Aproveitei também para trazer outras curiosidades do futebol e desvendar algumas lendas sobre as regras, além de apresentar um breve resumo sobre as atuais 17 regras do jogo.”

Como um apaixonado por números e estatísticas, Destro compilou dados interessantes sobre os árbitros, incluindo a relação de todos os brasileiros que integraram o quadro internacional da FIFA. Reuniu aqueles que apitaram as finais das principais competições nacionais, no período de 1959 a 2017, e apresentou estatísticas gerais da arbitragem nessas competições. Também há uma lista dos árbitros que fizeram as finais das principais competições internacionais e dados estatísticos dos árbitros da Copa do Mundo.

“Escrevi a biografia de 50 grandes árbitros do futebol brasileiro, homens e mulheres que, indiscutivelmente, colaboraram com o esporte no país e no mundo, deixando marcados seus nomes para sempre na história, e que aqui estão imortalizados, sem se esquecer daqueles que, por falta de espaço, não pude mencionar.”

Título:Grandes Árbitros do Futebol Brasileiro

Subtítulo:O desenvolvimento do futebol pelo olhar da arbitragem.

Autor:Daniel Destro

Editora:(produção independente)

Edição e ano:primeira edição – 2018

ISBN:978-85-924747-0-6

Número de páginas:306

Formato: 16x23cm (6×9 polegadas)

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top