Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Foto Digital com Léo Felipe da Mais FM

Foto Digital com Léo Felipe da Mais FM

Publicado 16 de julho de 2010

Atualizado 30/04/2019

Por Luiz Almeida – De arrimo de família que fez a necessidade dele entrar no rádio AM,  e hoje um dos mais conhecidos locutores do Norte e Nordeste. De um serviço de som ambulante, a um empresário da comunicação e do entretenimento com várias empresas sobre o seu comando. De um modesto programa numa rádio do interior e hoje há 10 anos com o programa Alegria Alegria líder no seu horário.

Um carioca que hoje, é um dos mais apaixonados maranhense e diz não querer nunca mais sair de São Luís. Quem é Léo Felipe nosso Foto Digital desta semana? Um locutor, comunicador, um empresário, um homem que fez da arte de sonhar  seu estilo de vida ou todos num só? Nestas poucas linhas vamos tentar descobrir juntos quem é ele e um pouco do homem que traz alegria, literalmente,  nas manhãs e nas noites de São Luís e também qual o segredo do seu sucesso.

Há alguns anos não entro num estúdio de rádio. Fui entrevistar Léo justamente no seu horário de programa, que acontece das segundas a sábado, na Mais FM. Senti-me emocionado, pois com fui criado no rádio rapidamente voltei no tempo e lembrei-me do meu início como contra-regra aos 15 anos. Do meu pai jornalista que me criou e do inesquecível locutor Luciano Alves, da Rádio Globo e Tupy do Rio de Janeiro, criador do apelido de Zé Pequeno do fundador do Jornal Pequeno, de quem fui diretor do programa e que nos deixou há dois meses. Como viajei rápido nos pensamentos logo que entrei no estúdio e com a mesma velocidade voltei ao objetivo da minha visita na Rádio Mais FM, entrevistar o Léo Felipe.

Conheci Léo pessoalmente naquele dia, ele já estava no ar com seu programa. Muito educado tentou logo me explicar que daria a entrevista,  mas que precisava ajeitar algumas coisas antes.

Já fui preparado para esperar, pois entrevistar alguém que está no ar, ao vivo tem que ter paciência. E para conseguir uma boa entrevista eu tenho e muita.

Para quem não sabe o entra e saí de um estúdio de rádio é normal, mas no horário do Léo era muito grande. Logo percebo que é naquele momento que muitas das coisas são decidas nas empresas que ele dirige. Rádio Mais FM, Choppana, Casa de show A Fazenda, Cerveja no Balde e a Alegria Produções que promove shows na cidade.

Surpreendo-me pela forma tranqüila como ele ia resolvendo os assuntos. Em menos de uma hora ele fez: passou orçamento que havia feito para a responsável do setor financeiro, autorizou  entrega de convites para venda, atendeu diversos telefonemas, orientou a gravação de um  anúncio para um locutor fazer, entrava no ar, falava comigo. Recebeu a visita de um técnico que cuida da qualidade dos equipamentos da Mais FM.

Atendeu seu sócio Nodson  Junior e pediu para ele entrar em contato com o Chimbinha da Banda Calypso,  para saber se ele havia gostado do show que a banda havia feito no final de semana, na festa de aniversário da Rádio e pasmem: ele desfez uma sociedade de uma pequena empresa,  através de um documento e orientava o agora ex-sócio como proceder. Tudo isso, e mais algumas coisas de forma natural. Fico imaginando quando ele saia do estúdio.

Léo é muito focado e um sonhador, contraditório?  Que nada, sabe o que quer e como realizar. Ele brinca de trabalhar e ainda recebe por isso. Que maravilha. Tem prazer no que faz e não esconde de ninguém. Pronto, seus 3 primeiros segredos do sucesso. Sonhar, focar e realizar.

As tarefas que ele fazia ao mesmo tempo em que dava a entrevista,  em nenhum momento ele ficou chateado. Ele gosta de trabalhar com pessoas e pode até ficar cansado, mas pela a exaustão de muitas atividades, porém nunca pela felicidade de poder realizar.

Pergunto com é sua forma de liderar. Se ele faz o estilo coach. O treinador de boas equipes. Ele responde: “È por ai, tenho uma boa equipe e na sua grande maioria este grupo está comigo desde o começo.”

O estilo de liderança do Léo é aquela que pede, mas faz também e mostra como faz. Procura cultivar no seu time a capacidade de cada um viver seu próprio sonho no do sonho dele. E por falar em sonho: Como diria Martinho da Vila, no samba enredo que ele fez para Escola de Samba Vila Isabel. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado. Um sonho de um sonho, magnetizado, das mentes abertas”. 4º  segredo do seu sucesso do Léo: saber liderar.

Este magnetismo dos versos da música é que faz as pessoas desejarem trabalhar com ele e acreditar nos seus sonhos e a mente aberta ele tem para deixar seus profissionais atuarem. A radialista Mary Beltrand é um exemplo disso. Trabalha com ele há 10 anos e entrou neste sonho da Mais FM, largando o sucesso que tinham em outra emissora por acreditarem que sonhos são realizáveis sim. Entre muitas críticas e dúvidas a única certeza que tinham era o talento para fazer sucesso e o tempo mostrou que eles estavam certos. 5º segredo ousadia.

Léo começou a trabalhar aos 16 anos, carioca, da Penha, até os 14 anos teve como referências no Rio de Janeiro os melhores locutores que o rádio poderia dar no final dos anos 70 e início dos 80. Mestres com Paulo Barbosa, seu grande ídolo Valdir Vieira, Antonio Carlos, todos que eram lideres de audiências nas suas emissoras.

Depois ele foi morar em Iguatu, no Ceará, e lá sua grande referência foram os locutores Carlos Augusto e Nonato Albuquerque. Em Iguatu fez seu curso de radialista. Seu primeiro negócio foi um serviço de som ambulante que fazia propaganda nas ruas e que tinha o nome de PatroSom. Sem perceber seu caminho estava sendo traçado.

Apesar de sempre gostar de rádio ele nunca planejou estar na posição que se encontra hoje. Tudo com ele nasceu da necessidade, nunca foi planejado, porém esta sua capacidade de transformar necessidade em oportunidade vem com ele até hoje. 6º segredo do seu sucesso, transforma necessidade em oportunidade.

Com a separação dos seus pais, precisava trabalhar para ajudar em casa. A situação estava critica e ele não esconde isto, vivia na época aquela velha situação com sua mãe: Jantar e pagar o almoço, ou seja, estava sempre faltando alguma coisa.

Por isso, aceitou a oportunidade de iniciar sua atuação no meio de rádio. Seu começo para valer foi no Maranhão, na Mirante de Codó.

Foi lá também que Sandro Felipe da Silva, é esse o nome verdadeiro dele, transformou-se no Léo Felipe. Como na cidade já havia muito locutor com o nome de Sandro, alguém disse que ele teria que criar um nome artístico. Como sua maior preocupação era trabalhar para poder naquele momento satisfazer as necessidades básicas da sua família,  o nome era o que menos importava. Então como ele é do signo de Leão, alguém sugeriu o Léo de leão com o Felipe. Pronto Léo Felipe nascia naquele momento.

Perguntei se caso ele não fosse comunicador o que seria? “Professor” responde. Logo me veio à mente. Leo nasceu para o palco, para os holofotes, para brilhar e entreter o público. Seu estilo manso de conversar e com uma voz bem colocada, esconde uma personalidade muito forte e que sabe muito bem o que quer da vida.

É inquieto, muito exigente com ele mesmo e aprendeu com o tempo que por mais que amor fale mais alto em tudo que faz, sabe da importância de falar o sim, porém no momento necessário não terá medo de dizer o não. Apesar de muito emotivo, procura separar sempre que possível a razão da emoção.

Dá de coração sem apego,  é uma pessoa bondosa e gentil. Sabe que muitas vezes este seu estilo já trouxe alguns problemas, pois todo sonhador acredita muito nas pessoas, mas nem sempre elas correspondem ao que se esperam delas.

O que deixa ele mais triste é a traição, principalmente da amizade, mas nada abala seu idealismo de continuar acreditando no ser humano. Neste momento me vem à frase de Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. E para ele tudo vale a pena.

Léo é casado com a fisioterapeuta Gilcilene Sampaio, tem dois filhos, Dimitri de 18 anos e Diego de 15 anos. Ele valoriza muito a instituição família e sabe que sem ela ao lado muitos dos seus são não seriam realizados.

Nas horas livres ele gosta de cozinhar, ouvir música e é um pesquisador amador da boa música, como se definiu e gosta de catalogar todas que admira.

Léo é bem articulado, formado em comunicação e marketing conhece bem da área que atua como muita competência e embasamento. Entende como poucos o perfil do público consumidor de rádio e define a visão de alguns empresários deste setor no Brasil.  “Alguns preferem fazer o rádio por satélite que é muito mais fácil, abrir espaço para religião ou usar como ferramenta política. Na Mais FM procuramos o caminho de atender uma demanda, desatrelado aos padrões que acabei de citar”. Descobri o 7º segredo do Léo. Conhecer muito sobre o assunto que trabalha.

Queria saber algo engraçado que aconteceu com ele na sua profissão. Ele se lembrava de vários, mas pediu para locutora Mary Beltrand falar de algum. O que aconteceu é algo muito comum no meio da comunicação. Uma ouvinte ficou apaixonada por ele e começou a fazer de tudo para chegar próximo ao Léo. Percebendo que ela já estava extrapolando e ele ficando assustado com tudo.

Toda vez que ela aparecia na emissora ele pedia par Mary tentar resolver a situação. Porém, um dia ele chegou de carro e uma mulher na porta estava vestida de espanhola e começou a falar com ele com sotaque. Achando estranho ele começou a perceber que era a tal fã, mas ela fazia questão de falar que não.

O tempo passou e eles já estavam na Mais FM e ele recebeu novamente a visita desta pessoa e que tinha ido para pedir desculpas por tudo. Sendo assim, ele ficou tranqüilo e quando foi chegando perto dela achando que tudo estava controlado. Ela começou a culpar aquelas suas atitudes a um espírito que tinha tomado conta dela, pois em outra encarnação ela tinha sido esposa do Léo Felipe e este espírito queria fazer de tudo para prejudicar o relacionamento deles. Léo levou um susto e disse que realmente ela não havia melhorado. Já pensou se ela ido pedir pensão?

Quando estava entrevistando o Léo entre entradas e saídas de pessoas,  vi que ele tinha acabado de fazer uma grande festa de aniversário da Mais FM, no último final de semana, com a Banda Calypso. Estava promovendo na rádio e iria realizar com sua produtora o show de Fábio Junior e mais um grande evento de aniversário de 7 anos da Banda Aviões do Forró, além de outros eventos na Casa Fazenda e Choppana.

Queria saber onde ele consegue tanto combustível para se manter motivado. Ele explica. “Responsabilidade é um deles. Sei que hoje eu tenho pais de famílias, pessoas que acreditam em mim e que sonham comigo, por isso responsabilidade e amor são os meus grandes combustíveis”. 8º  e 9º segredos do seu sucesso. Amor no que faz e responsabilidade.

Léo é um vencedor, entre vitórias e derrotas ele venceu e vem vencendo. Mas que derrotas? Como diria o ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln, “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”

Não existe derrota para os sonhadores como o Léo, existe um ajuste de rota que ele precisa tomar.

Fracasso? Não faz parte do seu dicionário e nem da sua história, pois a capacidade de se reinventar, da autocrítica e a sua inquietação em nunca parar de se transformar sempre, não tem espaço para fracasso e sim de mais uma experiência importante para continuar seguindo sua trajetória. Inquietação 10º  segredo do seu sucesso.

Vencer é o resultado de vários fatores, mas acima de tudo da capacidade de reconhecer que pode estar errado e mudar. Ele erra, assume e muda. E ele comenta “errei muito no passado por ter sido arrogante e hoje penso diferente”. Flexibilidade 11º segredo.

Quando muitos desistiriam o se prenderam ao sucesso do momento, ele preferiu sonhar e realizar para continuar vencendo. Ele sabe que o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. E trabalhar muito pode ser o 12º  segredo do seu sucesso e das suas vitórias.

São doze os segredos do sucesso de Léo Felipe. Você leitor descobriu mais? O importante é que a partir de hoje não são mais segredos e tenho certeza que ela já vem repartindo isso com os mais próximos e agora com vocês que estão lendo este texto.

Ele se diz um eterno sonhador. Que mal há em sonhar? Mal há em apenas sonhar e não realizar. Que venham mais sonhadores e mais realizadores, pois uma vida sem sonhos e realizações é uma vida sem graça.

Este é Léo Felipe um ser humano que faz da sua vida um sonho, sonhado, magnetizado e que tem 12 segredos do sucesso ou quem sabe muito mais.

Pensamentos de Léo Felipe

Um lema de trabalho

Até para ficar igual é necessário mudar sempre.

Infância

Muito tímido.

Os clientes

Querem resultados imediatos.

Mais FM

Perfeita no ponto de vista técnico, o ouvinte liga e ouve o que deseja e somos focados na demanda.

Um mico

Na guerra do Kuwait veio uma lista de mortos para eu ler no ar com nomes estranhos. Foi começar a ler deu um acesso de riso em mim e no outro locutor e ficamos quase 5 minutos no ar rindo sem conseguir parar.

Alegria

A conquista do 1º lugar da Mais FM em 2008.

Seu grande amor

Minha mulher.

Filhos

Uma âncora que me firma e um barco que me leva a novos sonhos.

Voltar no tempo

Seria menos arrogante. Causa-me muito arrependimento.

O presente

Muito veloz, passa muito rápido.

Nunca esquece

Das minhas origens.

O 1º programa não esquece

Alegria Alegria aqui na rádio.

O 1º evento não esquece

Na ULBRA do Anil. Um evento de reggae.

Seu 1º cliente

Luiz França, da Visótica.

Bom e mau humor

Começo de bom humor, mas posso ir mudando, influenciado por diversos fatores.

A primeira mão

Bruno Castelhano em Codó.

Tristeza

Traição no campo da amizade.

O mercado

Está melhorando, principalmente pelas Agências de Publicidade.

Léo Felipe por Léo Felipe

Um sonhador incorrigível.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top