Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Todo Conceito / Capacitação, autonomia e crescimento da produção marcam ações em prol de agricultores no Maranhão

Capacitação, autonomia e crescimento da produção marcam ações em prol de agricultores no Maranhão

16 de dezembro de 2019

O plano de ações do Governo do Estado para potencializar e estimular a produção rural e agrícola se destaca por iniciativas com foco na garantia da autonomia, crescimento e capacitação do produtor. Para fortalecer a agricultura familiar, o Estado criou a Sagrifeira, evento onde agricultores familiares maranhenses têm a oportunidade para vender, expor e divulgar seus produtos.

A feira reúne em um só lugar produtores familiares e leva diretamente ao consumidor alimentos frescos, orgânicos e saudáveis. Os produtos são adquiridos com agricultores da Grande Ilha, que garantem itens da hortifruticultura, avicultura caipira, suinocultura e aquicultura; além disso, a feira oportuniza o comércio de produtos artesanais e oferece ao público descontração com uma agenda cultural.

Promovido em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, o evento já teve três edições. “Essa iniciativa promove o fortalecimento da feira popular sustentável e tem seu propósito alcançado a cada edição. Se insere no conjunto de várias propostas do Governo para reforço deste setor”, destaca a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Fabiana Rodrigues.

Também voltada para a comercialização de produtos, a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) foi criada em 2015 e totalizou 18 edições em 2019. Mais de 250 mil pessoas passaram pelas feiras, incentivando a produção local e gerando trabalho e renda. Além disso, 30 mil agricultores familiares foram capacitados ao longo desse período e firmados contratos de mais de R$ 25 milhões com instituições financeiras.

Outra importante iniciativa é o Mais Produção, que agrega valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda, beneficiando 10 cadeias produtivas prioritárias – feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel.

Com o programa Mais Sementes, milhares de toneladas de sementes de arroz, feijão e milho foram distribuídas em apoio aos agricultores na produção desses itens essenciais para a segurança alimentar dos maranhenses. Para receber as sementes, os produtores fazem um pré-cadastro pelo site da Sagrima. Todos os 217 municípios são contemplados, priorizando os 30 de menor IDH do estado, que recebem maiores quantidades.

As ações da gestão estadual para incentivar e apoiar o produtor ao longo dos últimos cinco anos incluem auxílio técnico de forma contínua, entrega de sistemas de irrigação e entrega de equipamentos diversos – maquinário, kits de irrigação, patrulhas agrícolas -, com fins a potencializar a produção. Mais de 50 municípios e dezenas de entidades que atuam nas cadeias produtivas do mel, arroz, leite, hortifrutis, ostras e mariscos, dentre outras já foram beneficiadas.

Com o apoio do Estado, famílias que antes produziam de forma rudimentar e manual, agora podem mecanizar suas atividades, possibilitando o aumento e melhoria da qualidade das produções.

Formação e informação

Outras iniciativas priorizam a informação e capacitação dos produtores. Ações como Workshop da Pesca, que teve sua primeira edição em setembro deste ano, promoveu a discussão dos programas, ações e cenário do setor no Estado. O Maranhão possui grande potencial no setor de pesca, sendo o quarto maior produtor de peixes nativos do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe-BR).

O Seminário do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab) é outra iniciativa para debater o setor e atua nas cadeias produtivas do programa estadual Mais Produção. O objetivo é impulsionar a produção agrícola, pecuária e pesqueira até a distribuição e comercialização. A participação da produção estadual em feiras agropecuárias e discussões em consultas públicas também estão contempladas nas ações.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top