Estado oferta novo procedimento para diagnóstico de doenças no fígado na rede pública de saúde

15 de julho de 2020


O Governo do Estado irá ofertar um novo procedimento na rede pública de saúde. O exame de Elastografia Hepática, indicado para diagnosticar uma série de doenças que acometem o fígado, passará a ser realizado na Policlínica Diamante. O procedimento poderá ser feito a partir da próxima semana por pacientes encaminhados por unidades que integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ou via Disque Saúde, com encaminhamento de outras unidades.

“Seguimos aperfeiçoando o atendimento na rede estadual de saúde. Nossa intenção é sempre alcançar um nível de excelência, tanto no que diz respeito à oferta de serviços quanto ao acesso aos procedimentos. Esse novo procedimento é a prova de que o Governo do Estado está preocupado em oferecer não apenas quantidade, mas também qualidade à população maranhense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.    

Os exames serão realizados através do Fibroscan, equipamento inaugurado pelo Governo do Estado no início deste ano, mas que devido à pandemia não pode dar início aos exames. Mas, agora que o cenário tem apresentado sucessivas melhoras, o serviço poderá finalmente ser ofertado à população, com funcionamento sempre às sextas-feiras e durante todo o dia. 

O exame de Elastografia Hepática é uma espécie de ultrassom do fígado e serve para fazer a avaliação da saúde do órgão, sendo completamente indolor. O procedimento observa os possíveis danos existentes no fígado e que por ventura tenham sido causados por doenças crônicas, bem como por outras enfermidades, tais como hepatite, cirrose, presença de gordura, entre outras. 

Segundo Mércia Gonçalves, coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (Ciram/SES), foi montado um fluxograma para a realização do exame. “Ao passar por consulta em uma das unidades do Estado solicitantes, o paciente já sai com o agendamento. Mas, em caso de ele ter sido atendido na rede municipal, e precisar fazer o exame, poderá fazer o agendamento tanto pelo Disque Saúde, como pelo App do Procon”, explicou. 

A marcação do exame no Fibroscan pelo Disque Saúde poderá ser feita pelo número 3190-9091 e também pelo aplicativo do Procon, bastando selecionar a opção ‘Saúde’ em uma das abas disponibilizadas. Indivíduos do interior do estado também poderão ter acesso ao exame.

Entre os critérios para o agendamento estão a apresentação do encaminhamento médico expedido por um hepatologista, gastroenterologista ou endocrinologista, além do Cartão do SUS e RG. Em razão do protocolo de funcionamento em até 40% da capacidade, poderão ser realizados inicialmente 60 exames por mês, número que deve ser ampliado conforme a evolução do cenário.

Você pode gostar...