Gastronomia e história marcam 404 anos de São Luís

cuxa_2

tradicional arroz de cuxá

Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Ilha Rebelde ou a histórica Ilha de Upaon-Açu. São várias as denominações dadas à cidade de São Luís, conhecida mundialmente por seus casarões e fachadas azulejares, e que nesta quinta-feira, 08 de setembro, comemora seu aniversário de 404 anos. Fundada em 1612 pelos franceses, a cidade traz consigo influência de holandeses, portugueses e africanos, que ao longo dos séculos enriqueceram o folclore e a cultura maranhense em seus costumes, na língua, nos hábitos, nas danças, culinária, música e literatura. Graças ao rico conjunto da arquitetura civil, em 1997 a Unesco lhe concedeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo a capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.

Quem visita a capital não pode deixar de conhecer as belíssimas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau e Olho d’Água. Para os amantes da boa culinária, a gastronomia de São Luís encanta com um cardápio saboroso e diversificado, destacando-se os frutos do mar presentes em pratos como a peixada, torta de camarão, caldeirada, vatapá e arroz de cuxá. O chef de cozinha e instrutor do Restaurante Escola do Senac no Maranhão, Júnior Lisboa, conta que a gastronomia de São Luís é uma das mais ricas e deliciosas culinárias do Brasil. “A cozinha regional oferece de sabores, que dentre muitas comidas típicas destacam-se a torta de caranguejo e o tradicional arroz de cuxá”, disse.

Para o chef, é impossível não se render ao irresistível cardápio ludovicense, herança de diversas culturas. “A culinária maranhense sofreu influência de diversas culturas, principalmente a indígena e portuguesa. Os franceses nos deixaram técnicas que devem ser exploradas passando pela preparação dos alimentos até chegar no prato final”, concluiu.

O Restaurante Escola do Senac proporciona, de segunda a sexta, um cardápio variado preparado com temperos e aromas tipicamente maranhenses, que celebram as características históricas da capital e seus 404 anos. Informações sobre a gastronomia oferecida no Restaurante podem ser obtidas através do telefone 3198-1100 ou no próprio local, instalado no coração do Centro Histórico de São Luís, na Rua de Nazaré, 242 (próximo à praça Benedito Leite)

centrohistorico

Restaurante do Senac