Governo já beneficiou mais de 33 mil produtores rurais com o projeto Mais Sementes e Mudas

28 de setembro de 2020

O Mais Sementes e Mudas é um projeto do Governo do Maranhão sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP). O objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando, assim, o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores familiares.

O projeto busca incentivar a produção de grãos, hortaliças, frutas e mandiocas, aumentando assim a área plantada e a produtividade média dos municípios maranhenses. Substituindo o plantio de grãos por sementes e mudas de alta qualidade, reduzindo os preços praticados no mercado, buscando a regularidade de oferta de produtos do mercado local, ampliação de área plantada, acesso a novas tecnologias pelas atividades de assistência técnica, aumento da geração de emprego e renda para as famílias, qualificação de mão de obra, geração de excedente agrícola para comercialização, aumentando assim a produção e produtividade.

No Ano Agrícola 19/20 foram assistidos com a distribuição de sementes de arroz e milho e sementes de hortaliças 33.018 produtores. Foram distribuídos o total de 120.071kg de sementes de arroz, totalizando 4.003 hectares plantados; 391.844kg de sementes de milho, totalizando 19.593 hectares plantados; 108 kg ou 108.000g de sementes de Hortaliças, totalizando 70 hectares plantados.

O projeto conta em seu banco de dados com 60.984 produtores cadastrados, 311 instituições com 553 responsáveis técnicos até o momento, pois esta quantidade é variável, sendo que o cadastramento de produtores é contínuo. 

Apesar da pandemia de Covid-19, o projeto Mais Sementes e Mudas não sofreu nenhuma paralisação. “O projeto está todo informatizado e não houve paralisação das suas atividades durante esse período da pandemia, beneficiando todas as instituições e produtores cadastrados em seu banco de dados”, destacou o engenheiro Flabrisio Henrique, coordenador do projeto Mais Sementes e Mudas.

Novidade Lançamento do APP do MSM

O projeto MSM conta agora com uma novidade que é o APP para monitoramento das sementes e mudas distribuídas em todo Maranhão. O objetivo do APP é confirmar o plantio das culturas  e verificar à área plantada. Em breve será divulgado mais informações sobre o aplicativo.

O MSM e um projeto de governo de importância impar para a agricultura familiar do Estado do Maranhão.

Você pode gostar...