Governo realiza 261 atendimentos no primeiro mês do Núcleo de Saúde Mental voltado para crianças e adolescentes

23 de novembro de 2020

“Os serviços prestados aqui são excelentes. Meu filho tem todo o acompanhamento necessário. Só tenho a agradecer aos especialistas que fazem parte do Núcleo pois é perceptível a melhora dele”, diz a autônoma Dayana Corrêa, 28 anos, sobre o atendimento ao seu filho Enzo Levi, 4 anos, no Núcleo de Apoio à Saúde Mental da Criança e do Adolescente (NASMCA). Inaugurado em outubro, pelo Governo do Maranhão, o Núcleo completou um mês de funcionamento com a marca expressiva de 261 atendimentos realizados.

Servidores e pacientes comemoraram o funcionamento da unidade (Foto: Julyane Galvão)

O NASMCA, localizado no Hospital Nina Rodrigues, é o primeiro do estado voltado para esse público. Nesta segunda-feira (23), uma pequena celebração foi realizada para comemorar a data. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou da celebração e destacou a importância do núcleo no tratamento de crianças e adolescentes. “A criação do Núcleo de Apoio à Saúde Mental da Criança e do Adolescente é a realização de um sonho que contou com a colaboração de muita gente. Dessa forma, beneficiamos essa parcela tão importante da população que precisa de todo o nosso cuidado”, afirmou o secretário Carlos Lula.

De acordo com a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues (HNR), Ana Gabrielle Romanhol, o espaço, que já oferece atendimentos em psiquiatria, psicologia e terapia ocupacional, em breve também contará com fonoaudiólogos.

“Conseguimos transformar um lugar que estava sendo subutilizado em um local acolhedor, que proporciona não só o tratamento, como também momentos lúdicos, com uma equipe multiprofissional extremamente competente”, destaca Ana Gabrielle Romanhol.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde (SAAS), Carlos Vinícius, destacou a união de esforços para a criação do NASMCA. “A entrega do Núcleo foi um passo muito importante para a saúde mental no Maranhão. E que esse seja o primeiro passo de muitos que daremos em prol da saúde mental no nosso estado”, ressalta Carlos Vinicius. 

Atendimento

O Núcleo funciona da mesma forma que funcionam os ambulatórios de saúde mental. O agendamento para abrir prontuário novo é realizado via encaminhamento e acontece de acordo com a necessidade do município. O paciente que está no seu primeiro atendimento deve portar os documentos de identidade, CPF, cartão dos SUS, comprovante de endereço e o encaminhamento médico por escrito. 

A unidade está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo atendimentos de psiquiatria, psicologia e terapia ocupacional, de forma interligada, dentro do Ambulatório do Hospital Nina Rodrigues (HNR).

Você pode gostar...