Governo reforça assistência à saúde na Grande Ilha com entrega de novos leitos no Hospital Aquiles Lisboa

01 de fevereiro de 2021

Como parte da ampliação da rede de assistência à saúde da população maranhense e de combate à pandemia, o Governo do Maranhão entregou, nesta segunda (1º), a obra de expansão do Hospital Aquiles Lisboa. Situada na Área Itaqui-Bacanga, em São Luís, a unidade ganhou mais 50 leitos clínicos, que irão se juntar aos 18 leitos de enfermaria já existentes. A unidade irá reforçar a assistência a casos do novo coronavírus no estado. 

Presente na cerimônia de entrega dos novos leitos, o vice-governador Carlos Brandão destacou o empenho da gestão para expandir a rede de saúde nos últimos anos.  
“Quando assumimos o governo, tínhamos apenas um Hospital Macrorregional em Presidente Dutra. Hoje, chegamos a 30 unidades, entre Hospitais Regionais, Macrorregionais e Policlínicas. Na última semana entregamos 11 leitos de UTI em Imperatriz e hoje entregamos 50 leitos no Hospital Aquiles Lisboa, e nos próximos dias entregaremos uma nova Policlínica em Açailândia. O estado está aparelhado com uma forte rede de saúde para atender bem a população”, ressaltou o vice-governador, Carlos Brandão. 

Com a entrega da obra de ampliação, realizada pela Secretaria de Governo (Segov), o Hospital Aquiles Lisboa passará a contar com 68 leitos e, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, neste primeiro momento, os leitos receberão pacientes com sintomas moderados da Covid-19 e que necessitam de cuidados médicos.  

“Inicialmente nossos esforços estão concentrados em ampliar o atendimento para os pacientes com a Covid-19. Mas estamos dando andamento também à obra do Centro Cirúrgico da unidade, que contará com duas salas e deve ser entregue ainda neste semestre. Dessa forma, além dos novos leitos, em breve, a população contará também com uma nova unidade cirúrgica, onde poderemos realizar procedimentos menos complexos”, afirmou o secretário Carlos Lula.  

Para a diretora geral da unidade, Nathalia Araújo, são 50 leitos de importância imensurável, principalmente para a área Itaqui-Bacanga. “Esses novos leitos irão contribuir de forma significativa para o atendimento à população. É mais um equipamento de saúde pública, que recebe investimentos do Governo do Estado. É praticamente uma unidade nova, com uma equipe humanizada e capacitada para atender os usuários dos serviços públicos de saúde”, ressaltou a diretora Nathalia Araújo.