Mais Informação 30/06/2015

Se liga, renovação do FIES acaba hoje

Prazo para a renovação dos atuais contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta terça-feira (30). O aditamento semestral é feito pelos estudantes no portal do Fies. O programa é destinado a financiar mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Ministério da Educação prorrogou por duas vezes o prazo de renovação para que todos os estudantes conseguissem fazer o procedimento. Os juros para os atuais contratos são de 3,4% ao ano e o estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso.

O financiamento é concedido a matriculados em cursos superiores que tenham nota positiva nas avaliações do ministério.

Milhares de pessoas no São João de Todos

No último dia de arraial na capital maranhense o clima era de gostinho de quero mais, brincantes e público interagiram nos terreiros do Governo do Estado espalhados pela cidade, esbanjando energia, mesmo depois de vários dias de festança.

Chegando ao fim da temporada junina, a diversidade cultural, a organização e a segurança foram as marcas do São João 2015, segundo os frequentadores da festa popular maranhense.

E nesta terça-feira é comemorado na capital o dia de São Marçal. Há 88 anos os grupos de bumba meu boi de matraca se reúnem no bairro do João Paulo para o tradicional encontro de bois

O caso da morte do cantor Cristiano Araújo

Motorista Ronaldo Miranda, de 40 anos, que conduzia o carro durante o acidente que matou o cantor Cristiano Araújo, de 29, confirmou à Polícia Civil que seguia acima da velocidade máxima permitida no trecho da BR-153, em Goiás, que era de 110 km/h.

O condutor afirmou ainda que perdeu o controle do carro depois que um dos pneus estourou, segundo o delegado Fabiano Henrique Jacomelis, responsável pelas investigações.

O depoimento ocorreu no domingo (28). “Ele disse que estava correndo um pouco, mas não soube precisar exatamente qual era a velocidade no momento do acidente, já que o carro era muito potente e ele não percebeu o excesso.

Ele também informou que ouviu um barulho de pneu furado e, em seguida, perdeu o controle”, relatou o delegado.

Apoio no Facebook para casamento gay

Mais de 26 milhões de pessoas modificaram fotos de perfil para mostrar apoio à comunidade LGBT com o filtro de arco-íris do Facebook. A campanha foi lançada, na sexta-feira, e as  fotos receberam mais de meio bilhão de curtidas e comentários. Foram mais de 565 milhões de interações, de acordo com a rede social.

A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Prontamente, uma legião de usuários do Facebook trocou as fotos de perfil para simbolizar apoio à decisão histórica.

A ferramenta detecta automaticamente sua foto de perfil atual e aplica o filtro por cima. Dá até para editar a legenda da imagem, se quiser, e depois é só clicar em “Use as profile picture”.

Sisutec

Quem quiser concorrer a uma vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de hoje, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), na internet.  As inscrições vão até sexta-feira, dia 3.

Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter tirado 0 na redação.

Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.

Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Matador em série

Laudo aponta que Saílson José das Graças, que confessou ter assassinado mais de 40 pessoas em nove anos na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, não é doente mental e tinha plena consciência do que estava fazendo ao matar suas vítimas.

Em audiência no dia 31 de março, a defesa de Saílson pediu a realização de exame de insanidade mental sob o argumento de que havia indícios de inimputabilidade por doença mental. O juízo então determinou a realização de perícia.

Além das mulheres, Sailson também seria responsável pela morte de três homens e uma criança de três anos. Ele afirmou que matou a criança após tirar a vida da mãe, por achar que ela ficaria chorando e não daria tempo de fugir.

10 homicídios na Grande São Luís

Números são da Secretaria de Segurança Pública e os crimes aconteceram entre sexta-feira e a madrugada de ontem.

Foi morto Cidcley de Jesus Reis, de 18 anos e ao reagira a um assalto, Fernanda Reis Carlos, 20 anos, foi baleada, na Vila Embratel e a jovem morreu a caminho do hospital.

Foi morto a tiros Josimauro Monteiro Lopes, 18 anos, na Vila Maranhão, na área Itaqui/Bacanga

No São Bernardo mais outro crime, Gilvan Cunha Cutrim foi morto no meio da rua quando estava em uma motocicleta. Ele foi baleado por homens que ocupavam um veículo de cor prata.

Também foi encontrado um corpo do sexo masculino no chão de uma rua no bairro do Turu, com lesões provocadas por arma de fogo.

Na Cidade Olimpica, após uma confusão, Paulo Júnior Ferreira Paixão, de 19 anos, foi morto a bala e o suspeito foi identificado como “Barruan”.

Em Paço do Lumiar ocorreu um duplo assassinato, morreram Marcos Antônio Oliveira e Wallyson dos Santos Sousa, 25 anos. Os dois foram mortos na residência.

Leandro Cordeiro Ferreira, 30 anos, foi morto no bairro do Anjo da Guarda. Ele levou vários tiros sendo que o homicídio pode ter ligação com dívidas decorrentes do tráfico.

E o último foi Adelmar Rodrigues Santos, 31 anos, na comunidade Boa Vista, na área do Turu

Festa para São Marçal

Milhares de pessoas comemoram no dia de hoje, o dia de São Marçal, nas ruas do João Paulo.

Brincantes fazem homenagens a São Marçal, no festejo que marca o último dia oficial das festividades juninas em São Luís (MA). A tradicional festa ocorre no bairro do João Paulo e está em sua 88ª edição.

São quase 40 batalhões, de diversas regiões do Maranhão, que participam da festa, que vai até o final da tarde.

Circuito conta com dois palcos e 600 policiais se revezando em três turnos para garantir a segurança no local.

30 de junho é também, o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Homicídios são quase metade das mortes de jovens

Dados do Mapa da Violência mostram que os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. O estudo do sociólogo Julio Jacobo  revela que 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados.

O Mapa da Violência mostra que 93% das vítimas são homens. Outros perfis que se destacam são de escolaridade e cor. Homens negros morrem três vezes mais que homens brancos, e as vítimas com baixa escolaridade também são maioria. Além disso, a arma de fogo foi usada em 81,9% dos homicídios de adolescentes de 16 anos e em 84,1% dos homicídios na faixa de 17 anos.

De acordo com o estudo, a Região Nordeste apresentou os maiores índices de violência. São 73,3 jovens mortos a cada 100 mil.

Mudanças no Flamengo

A derrota para o Vasco por 1 a 0, domingo, em Cuiabá, agravou ainda mais a crise no Flamengo, que se encontra em 17º, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o técnico Cristóvão Borges admite a pressão, a diretoria toma decisões sobre o que fazer com alguns jogadores.

Na visão do Conselho Gestor e do comando do futebol, alguns deles têm dado mostras de falta de compromisso — Paulinho e Anderson Pico encabeçam a lista negra.

O vice de finanças do clube, Rodrigo Tostes, garante a continuidade do comando do futebol.

Muda jogador, muda treinador e nada muda no Flamengo, talvez é a hora de mudar o Conselho Gestor do clube.

Fique ligado aí meu jovem

Começam nesta quarta-feira, 1º, a partir das 8h, as inscrições para o CNH Jovem, programa do Governo do Estado  concede isenção total de custos para obtenção da CNH para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

As inscrições podem ser feitas até o fim do mês, exclusivamente por meio de formulário disponível na internet. Neste primeiro ano do CNH Jovem, o programa vai oferecer duas mil vagas.

O jovem beneficiado pelo CNH Jovem poderá escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde fará os cursos exigidos para obtenção da carteira de motorista. Até o fechamento desta edição, dos 231 CFCs maranhenses, 86 haviam aderido ao programa.

Muito bom o projeto, mas quem for treinar os jovens precisa ensinar direito, pois o que tem de motoristas dirigindo errado não é fácil.

Um segundo a mais

O dia 30 de junho terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos. O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), gerando uma disparidade entre o tempo real de um dia e o contabilizado pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), medida padrão usada em todo o mundo.

A base do UTC é o relógio atômico, o mais preciso do mundo. Nesse relógio, a duração do tempo é medida a partir de transições eletromagnéticas em átomos de césio.

Essas transições são totalmente confiáveis. O aparelho determina com exatidão a duração dos segundos, minutos, horas e dias. É a medida que define a hora oficial em todo mundo.

O trabalhador trocava e segundo a mais, por um dia de salário a mais e que seria muito mais útil.

Lei da maioridade penal

O plenário da Câmara dos Deputados deve começar a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, nesta terça-feira (30).

O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a proposta só sairá da pauta após a conclusão da votação.

O texto que será analisado é o parecer do deputado Laerte Bessa (PR-DF), relator da comissão especial criada para discutir o assunto.

O relatório, aprovado na comissão, prevê a diminuição da idade penal apenas nos casos de crimes hediondos, como estupro, latrocínio, lesão corporal grave e roubo qualificado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Mulher nem um pouco conservadora

A estudante dinamarquesa Nikita Klaestrup, de 20 anos, presidente da organização juvenil do Partido Conservador Dinamarquês voltou a causar agitação na internet.

Nesta terça-feira pela manhã a jovem postou uma foto sensual em seu Instagram, e foi o suficiente para gerar uma onda de comentários.

“Eu votaria em você”, “As meninas dinamarquesas sabem como se divertir”, “Linda” e “Ai meu Deus”, foram alguns dos comentários dos seguidores da jovem.

Na imagem, Nikita pede ao fotógrafo Alexander Flemming que volte a tirar fotos dela.

Nikita escreve sobre política para jornais da Dinamarca, e já afirmou que não tem intenção de participar como candidata em eleições, mas gostaria de trabalhar com comunicação política e em campanhas.

Ela de conservadora não tem nada, ou melhor, conserva muito bem o seu corpo escultural.

 

Você pode gostar...